domingo, 5 de setembro de 2010

Ainda ele...

Então ilustríssimos visitantes, neste post venho-lhes deliciá-los com a indicação de mais uma obra dele, sim é ele, o Marcelo, minha paixão nada secreta. 
Post anterior tratei de apresentar uma breve resenha sobre Feliz Ano Velho, das obras de Paiva a minha preferida - levando em consideração que AINDA não li todas. Neste presente post a vez é de Blecaute, livro classificado, em uma das fontes às quais tive acesso, como romance apocalíptico, apocalíptico com certeza!
Pra começar vou situá-los do que se trata a obra. São 3 jovens, Rindu, Martina e Mauro, que têm a tão comum ideia de explorar uma caverna. Presos nela durante 3 dias, quando saem encontram a cidade de São Paulo como posso dizer...como se todo mundo estivesse brincando de estátua: as pessoas viraram uma espécie de borracha, nem vivos, nem mortos, nem dormindo, apenas borrachas. Absolutamente todas as pessoas estão assim, menos eles. Então, começam a imaginar  hipóteses para o que causou tal fenômeno, chegam a cogitar a Bomba de Neutrôns. Mas os dias vão se passando e nenhuma resposta é encontrada, em compensação a cidade, e mais tarde o mundo, está a disposição deles. Sem regras, simplesmente sem regras. A história decorre assim, aproveitando o tempo com tudo o que há, paradoxalmente com o tédio de não ter nada pra fazer. 
Tenho que confessar que esse livro mexeu muito com meu imaginário. Imagine você e mais dois amigos numa cidade onde não há mais ninguém além de vocês, não pelo menos "vivo". E vocês podem fazer tudo, tudo. As lojas, os shoppins, os lugares, enfim, tudo está lá, sem donos, sem leis, sem regras, é tudo seu. Vocês podem fazer o que quiser. Agora, imagine que a civilização tenha que ser construída novamente e VOCÊS são os responsáveis por isso, afinal, vocês são os único humanos "vivos", droga, eu não tenho como definir o que vocês são diante de pessoas borrachas, mas enfim.
Ainda tenho dificuldade até para falar sobre esse livro, é tão surreal e ao mesmo tempo perturbador. Marcelo diz: "Na verdade é um livro sobre apocalípse e falta de vida, não apenas falta de luz elétrica." Sim, eu confirmo, é mais que um simples Blecaute!

Bom, a indicação está feita, me desculpem se não pude ser tão clara, mas se vocês estão curiosos então está valendo!
Leiam e tirem suas próprias conclusões.
Até mais, leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário